Pokémon X/Y: Mega Evoluções, novos pokémon e novas mecânicas


Como sempre a CoroCoro continua a ser a principal fonte de informação relativa a Pokémon X/Y, e após terem sido reveladas novidades da próxima edição da revista, hoje o site oficial de Pokémon X/Y lançou as novas informações.

Uma das novidades desta nova geração são as MegaEvolution, um novo tipo de evolução já considerado "uma evolução para além de todas as evoluções" que torna os pokémon mais fortes, melhorando os seus atributos, mudando as suas habilidades e até mesmo o seu tipo. Estas evoluções são também temporárias, só acontecem durante as batalhas e assim que terminadas o pokémon volta ao seu estado original.



Finalmente conhecemos o segredo da nova forma de Mewtwo, que afinal é MegaMewtwo. Esta nova evolução aumenta o seu Special Attack, permitindo que o seu ataque Psystrike dê ainda mais dano que no seu estado original. A sua habilidade muda também para Insomnia, evitando assim que MegaMewtwo e o seu adversário adormeçam em batalha.

Outra MegaEvolution revelada foi MegaBlaziken transformando assim um dos starters da 3ª geração, elevando o seu Ataque a níveis superiores melhorando bastante o dano do ataque seu Blaze Kick. A sua habilidade muda para para Speed Boost que aumenta o seu Speed no fim de cada turno, o que torna este velho pokémon novamente numa força a temer. Por último temos MegaLucario que ganha a habilidade Adaptabillity que aumenta o dano dos ataques do mesmo tipo do seu utilizador, como é o caso de Close Combat.

Para além das MegaEvolutions que foram reveladas no site oficial, a revista CoroCoro revelou ainda outras 3: MegaMawile é do tipo Steel/Fairy (ganhando assim o novo tipo) e tem a habilidade Huge Power que aumenta o seu Ataque; MegaAbsol ganha a habilidade Magic Bounce que reflecte os movimentos que baixam as estatísticas ou infligem estados especiais como Poison; e MegaAmpharos passa a ser Electric/Dragon, ganhando ainda a habilidade Mold Breaker que anula abilidades do adversário que previnem dano de certos ataques (por exemplo o ataque Earthquake passa a atingir pokémon com a habilidade Levitate).

Nem todos os pokémon podem têm estas MegaEvolutions e apenas em certas condições especiais é que os pokémon eleitos poderão evoluir. Uma das condições é ter equipado uma Mega Stone no pokémon, e cada pokémon tem o seu item específico, como por exemplo o item Lucarionite permite que Lucario evolua para MegaLucario, e estas pedras estão espalhadas pela região de Kalos. Existem ainda outras condições para que possamos usar as MegaEvolution, mas detalhes sobre isso serão lançados mais tarde.

De forma a introduzir esta nova mecânica será lançado o primeiro evento via SpotPass de Pokémon X/Y, que irá oferecer um Torchic com o item Blazikenite, pedra esta que não se encontra na região de Kalos e apenas a conseguimos obter através deste evento! Este Torchic também é especial e vem com a habilidade Speed Boost, a mesma que MegaBlaziken que por sua vez é a mesma que um Torchic do Dream World de Pokémon Black/White (e respectivas sequelas) possuía.


Neste vídeo em cima podemos ver em ação estas novas evoluções, sendo curioso notar na presença do símbolo do ADN presente, não só no artwork de MegaBlaziken anteriormente, mas também sempre que um pokémon utiliza a MegaEvolution neste vídeo. Este símbolo já se encontrava presente nos logótipos das versões japonesas de Pokémon X/Y mas até agora pouco se soube do porquê da sua utilização. O mistério adensa-se agora com estas MegaEvolutions.

Nesta atualização ficamos também a conhecer 3 novos pokémon da região de Kalos e mais uma personagem, uma líder de ginásio que pudemos observar no trailer. Estes são:





Dadenne é um pokémon do tipo Electric/Fairy, conhecido como o "Antenna Pokémon", e tem a nova habilidade Pouch Cheek que, quando o utilizador come uma Berry que esteja equipada, para além do seu efeito principal recupera ainda o seu HP. Este pokémon pode ainda ligar a sua cauda a uma tomada para receber electricidade, e os seus bigodes funcionam como antenas para comunicar como outros pokémon da sua espécie!







Bunnelby é do tipo Normal e tem as habilidades Pickup ou Pouch Cheek. As orelhas deste pokémon são bastante fortes e podem cortar raízes grossas das árvores ou até mesmo serem usadas como uma pá para cavar buracos. Não é de estranhar que este pokémon consiga usar o ataque Dig, do tipo Ground, bastante eficaz em batalhas com múltiplos pokémon.





Por último temos Skiddo do tipo Grass, a pré evolução de Gogoat e tem a habilidade Sap Sipper, que faz com que Skiddo ao ser atingido por um ataque tipo Grass esse não faz qualquer dano e aumenta o seu ataque. Tal como Gogoat será possível montar Skiddo em certos locais, galopando a uma velocidade superior à que temos quando corremos, e até mesmo saltar por cima de penhascos para chegar a novos locais.


Korrina é uma nova líder de ginásio cujo tipo ainda é desconhecido, e o seu ginásio fica em Shalour City, uma bela cidade à beira mar. No entanto sabemos que ela gosta de andar de patins e procura utilizar a força dos seus pokémons e atingir níveis mais elevados.

Também em Shalour City está a Tower of Mastery, um local que nos é recomendado visitar assim que entramos na cidade e que se encontra envolvido no mistério das MegaEvolutions. Esta cidade fica numa península na zona mais a Oeste em Kalos, como podemos observar em cima.

Já há muito que a equipa de Pokémon X/Y indicou que nesta geração será mais fácil ter controlo das estatísticas dos nossos pokémon e ser mais acessível controlar o seu crescimento, algo que muitos jogadores veteranos fazem através de contas de elementos como os EV (Effort Values) e IV (Individual Values), contas estas bastante importantes para os jogadores mais competitivos que gostam de testar as suas equipas através de batalhas locais ou online. Este crescimento será mais visível desta vez e terá novas mecânicas de crescimento de atributos para além do já revelado Pokémon-Amie, que desenvolve os laços de amizade com os nossos pokémon, que quanto mais gostarem de nós mais fortes serão.

Super Training é uma nova funcionalidade e um método completamente novo de treinar os nossos pokémon, e este modo está sempre presente no nosso jogo excepto quando estamos numa batalha ou num evento, sempre acessível através do ecrã táctil. Ficamos também a conhecer os Super-Training Regimens, onde os nossos pokémon enfrentarão enormes balões com a forma de pokémon e o objetivo é marcar golos na baliza adversária. Podemos ainda ajudar os nossos pokémon a crescer de forma mais simples utilizando sacos de treino através do Core Training. Pra receber estes sacos de treino basta ter sucesso com os Super-Training Regimens!

Através do Super Training não é só o nível do nosso pokémon a melhorar, mas também as suas estatísticas. Anteriormente para aumentar estatísticas base como HP ou o Ataque seria através de itens equipáveis como o Power Bracer ou Power Lens, ou através do uso de itens como Calcium ou HP Up, mas agora poderemos aumentar essas mesmas características facilmente através destes modos.

O crescimento da nossa equipa será facilmente controlado através do Effort-o-Meter. No gráfico em cima podemos observar uma zona verde escura que representa as estatísticas relevantes da espécie do pokémon, e uma zona mais clara que apresenta as estatísticas base que desenvolvemos através do Super Training. Mas existe um limite do quanto podemos desenvolver o nosso pokémon, que é representado pela barra do lado direito do gráfico.

Estão ansiosos pelo lançamento de Pokémon X/Y a 12 de outubro? O que acham das MegaEvolutions e do novo sistema de Super Training? Falta pouco mais de 2 meses para explorar a região de Kalos e as novidades que traz, e desvendar assim os seus mistérios!

Latest in Sports