Nintendo Direct: 7 de agosto


Decorreu mais um Nintendo Direct que teve como principal objetivo apresentar os próximos lançamentos para a 3DS e Wii U, e apresentar um pouco mais os lançamentos que nos esperam nos meses que se avizinham. Mas ainda assim, sem muita expectativa prévia, tivemos algumas surpresas!


Em primeiro lugar fica uma excelente novidade para todos os Mayors de Animal Crossing: New Leaf: foi lançada hoje para a eShop na Wii U a aplicação Praça Animal Crossing, completamente gratuita! Aqui entramos numa praça semelhante à Praça Wara Wara, mas habitada pelos diversos personagens da série, e podemos partilhar lá as nossas fotografias tiradas no jogo para depois partilhar no Miiverse, os nossos designs através de QR Code e ainda falar dos nossos habitantes favoritos. Por isso visitem já a eShop e descarreguem!

O início da apresentação foi dedicado a jogos de third-parties, e começou com Sonic Lost World que estará disponível para Wi U e 3DS a 18 de outubro! Ficamos a saber mais sobre a mecânica da versão 3DS que nos permite criar engenhocas feitas por Tails, que depois podemos transferir para a versão Wii U, e um segundo jogador poderá então tomar controlo desses veículos para ajudar o Sonic nos diversos níveis do jogo.

Rayman Legends teve algum destaque nesta apresentação, um jogo já manchado por atrasos constantes por parte da Ubisoft, mas que aproveitou o tempo adiado para desenvolver mais conteúdo. Este jogo estará (finalmente!) disponível a 29 de agosto onde 5 jogadores poderão entrar na ação e enfrentar os diferentes desafios que nos serão lançados. Poderemos também enfrentar os desafios online (à semelhança da aplicação de Challenges lançada na eShop) e ainda jogar níveis clássicos de Rayman Origins que vamos desbloqueando à medida que avançamos no jogo! A versão Wii U inclui ainda um Rayman vestido de Mario e um Globox de Luigi.

Anteriormente anunciado, Art Academy SketchPad para a Wii U será lançado já no próximo dia 9 de agosto, uma aplicação eShop que vem na evolução de uma série que começou no DSiWare, mas agora com o ecrã do GamePad podemos ter mais liberdade e controlo no nosso desenho, e partilhar muito facilmente através do Miiverse e restantes redes sociais. O Miiverse é uma comunidade onde imensos utilizadores partilham desenhos como comentários nas diversas comunidades, mas com esta ferramenta poderão criar autênticas obras, e a Nintendo está a explorar um modo de dar destaque às melhores criações. Um Art Academy com lições avançadas está também a ser desenvolvido, mas esse ainda demorará um pouco a sair.

Foram revelados mais detalhes sobre a história e o mundo de The Legend of Zelda: A Link Between Worlds, o mais recente título da série a ser lançado na 3DS em novembro. O jogo continua envolvido em muito mistério, mas através do logótipo podemos observar algum destaque a um Triforce alternativo, sombrio e invertido num mundo diferente ao de Link. Como esperado a mecânica de viajar entre dois mundos de Link to the Past estará novamente presente na sequela, e a nova mecânica de transformar Link num desenho será o ponto chave para viajar entre mundos. O mundo principal é bastante familiar para quem já jogou o clássico de SNES, mas muitas surpresas esperam os jogadores veteranos neste Dark World. Hyrule poderá ser bastante familiar, mas nesta aventura contamos com um novo Link, muitos anos depois de Ganon ter sido derrotado em Link to the Past.

Saltando para outro universo (ou timeline) vimos mais de The Legend of Zelda: Wind Waker HD com data de lançamento marcada para 4 de outubro! Por cá já contamos os dias para poder regressar ao universo que chocou os fãs da série por ser apostar num estilo completamente diferente, mas ao mesmo tempo inovador, que se tornou mítico e ainda hoje é visto como um dos melhores jogos da série. Esta nova versão não trará muitas surpresas, mas os ajustes na velocidade da navegação e aperfeiçoamentos nos eventos na segunda metade do jogo, que foi uma das principais críticas apontadas no clássico da Game Cube.

Temos também finalmente a capa do jogo, que é igual à versão japonesa (e não a versão dourada norte americana), com toda a sua cor e nostalgia, remasterizando o clássico desenho da capa da versão japonesa do jogo na Game Cube.

Podemos observar um pouco mais de Pokémon Rumble U que chega à eShop da Wii U dia 15 de agosto. Até 4 jogadores podem entrar em arenas repletas de criaturas onde o caos reina, e todos os 649 pokémon vistos até à 5ª geração da série marcam presença neste novo título. Para além dos pokémon que podemos apanhar dentro do jogo teremos acesso a pokémon especiais através de um sistema de senhas cujos códigos serão lançados através das redes sociais como o Twitter e Facebook, e pelo site oficial em www.pokemonrumble.com/RumbleU/pt/. Infelizmente na Europa parecem estar de fora as figuras que desbloqueiam pokémon através do sistema NFC (Near Field Communication), pois ainda nada foi revelado sobre o assunto (em comparação as figuras já foram anunciadas para os EUA), mas aguardemos por mais notícias sobre o assunto.

A eShop da Wii U também será palco para uma vasta quantiade de títulos desenvolvidos por estúdios Indie europeus e australianos, e neste Nintendo Direct foi dado destaque a futuros títulos. Podem ver os diferentes títulos no seguinte trailer:


Já para a 3DS foi anunciado o novo KORG M01D com lançamento previsto para o outono disponível através da eShop. Esta aplicação baseada no clássico KORG M1 permite-nos criar as nossas próprias músicas, com mais de 340 sons disponíveis, podendo depois gravar as nossas criações no formato MIDI para depois reproduzir noutros sistemas, ou até mesmo importar num equipamento de áudio digital para podemos depois continuar a trabalhar nas nossas músicas.

Foram também lançadas as datas de lançamento de dois títulos do género RPG para a 3DS da Atlus. Etrian Odyssey IV: Legends of the Titan sai no dia 30 de agosto e depois Shin Megami Tensei: Devil Summoner: Soul Hackers a 13 de setembro. 2013 será um bom ano para os fãs do género na 3DS, com títulos como Fire Emblem: Awakening, Mario & Luigi: Dream Team Bros., Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overclocked e Project X Zone já disponíveis, e ainda Shin Megami Tensei IV a ser lançado.

Disponível na eShop da 3DS logo após o fim deste Nintendo Direct foi SteamWorld Dig, um jogo que combina os estilos visuais dos westerns com o steampunk, e acompanhamos o robô Rusty que ajuda uma pequena cidade a voltar à sua glória. Neste jogo de plataformas temos de cavar e reunir minerais para depois vender na cidade e explorar um mundo subterrâneo e descobrir algumas surpresas.

Outro jogo de plataformas lançado hoje na eShop da 3DS foi o clássico Super Mario Bros. 2 da NES através da Virtual Console. Este jogo distingue-se dos restantes da série por ter uma mecânica diferente, onde podemos controlar Mario, Luigi, Toad e até mesmo Peach, cada um com as suas habilidades, e que estarão de regresso este ano em Super Mario 3D World.

Por último ficou Professor Layton and the Azran Legacy que será lançado a 8 de novembro. Este é o último jogo da segunda trilogia e é anunciado como a última vez que ajudamos Professor Layton nas suas aventuras, resolvendo enigmas e desvendando mistérios que o rodeiam, no culminar da série que começou com Curious Village em 2008.

Mas quando pensávamos dizer adeus a Layton e a esta apresentação surge, de surpresa, o anúncio de um jogo que deixou muita gente ansiosa por o poder jogar. Professor Layton Vs. Phoenix Wright: Ace Attorney chegará à Europa no início de 2014, podendo agora relaxar e celebrar neste lançamento que sempre foi rodeado de muita ambiguidade nos territórios fora do Japão. Este título junta as forças dos carismáticos Hershel Layton e Phoenix Wright juntamente com os seus parceiros Luke Triton e Maya Fey respectivamente numa aventura onde terão de unir esforços e dar uso às suas capacidades únicas.

Para quem não pôde assistir em direto ao vídeo podem ver o Nintendo Direct em baixo. Mas este não é o único Direct desta semana, e já dia 9 de agosto às 15 horas poderemos assistir ao The Wonderful 101 Direct, uma apresentação que dará destaque ao mais recente título da Platinum Games, que será lançado dia 23 de agosto.

Latest in Sports