Colors! 3D


Poucas são as aplicações da eShop de carácter educativo que fogem ao conceito de jogo. Colors! 3D é uma das mais recentes aplicações obrigatórias para qualquer utilizador frequente da 3DS, não sendo apenas para os que gostam de desenhar, mas também para quem queira explorar as suas capacidades, mesmo que diga a si próprio "não sei desenhar".

Esta é uma ferramenta de desenho puro, sem opções, técnicas complexas ou o recurso a menús extra. Onde no ecrã inicial temos logo disponíveis todos modos possíveis de usar, com um interface de desenho imediato e apelativo, através de um círculo de cor central que tem todos os tons de cor possíveis, acompanhado por 2 barras de densidade e opacidade. Tem 4 ferramentas de desenho: uma de traço fixo; outra com desfasamento (conhecido como "feather" nas outras ferramentas conhecidas); um pincel mais riscado ou disperso e a borracha.


Os botões da 3DS servem para apresentar os diversos menús e utilizar ferramentas em conjunto com o ecrã tátil, permitindo uma utilização mais intuitiva e próxima da realidade. Uma das ferramentas mais interessantes é o uso do efeito 3D que, distribuído em 5 planos diferentes, apresenta efeitos bastante surpreendentes e realistas, podendo sempre, a qualquer momento, trocar a posição destes planos. Podemos ainda usar fotografias para servir como base ou elemento extra para o nosso trabalho.

Colors! 3D permite ainda desenhar em grupo localmente, algo que se assemelha à febre japonesa de "Oekaki" (que conseguiu chegar ao ocidente), onde através da internet várias pessoas partilhavam um ecrã comum para desenhar, interagindo em direto com outros utilizadores. Outra componente social interessante são as galerias dos utilizadores presente no site http://colorslive.com/, podendo assim partilhar os nossos trabalhos e re-direccionar facilmente para as redes sociais que utilizamos.


O progresso do nosso desenho fica gravado num vídeo que podemos observar a qualquer momento, e todos os trabalhos presentes, não só na aplicação, mas também na galeria online, surgem com esta funcionalidade, o que inspira confiança e mostra alguns truques do processo de desenho. Podemos ainda observar alguns trabalhos presentes na aplicação ou até colorir desenhos, tal como na infância de muitos nós. Ficam a faltar algumas lições de desenho que, embora não necessárias, poderiam criar interesse nos que têm receio de comprar a aplicação e depois não a utilizar. Um óptimo complemento para os iniciados será, sem dúvida a aplicação Art Academy, também disponível na eShop.


A desejar fica a localização em português, que surge numa mistura de português do Brasil com o de Portugal, com termos confusos que não são cá utilizados. Após contactar a equipa de desenvolvimento, que respondeu de imediato, ficamos a saber que a localização foi feita por um tradutor brasileiro que, logicamente, optou por localizar na sua língua natal devido à muito maior quantidade de utilizadores brasileiros face a portugueses. No entanto ainda estão a trabalhar para que a nossa versão esteja no português que tanto conhecemos.

Latest in Sports