Inazuma Eleven


Ver a Level-5 como uma das principais empresas responsáveis pelo sucesso da Nintendo DS e boa qualidade dos seus jogos não é muito difícil. Após grandes séries como Professor Layton ou a sua forte presença em Dragon Quest IX a confiança é forte. Inazuma Eleven surge como o primeiro de uma série de jogos que acompanha a série de animação (que é transmitida na televisão portuguesa) e é muito popular entre os mais novos.


Embora dedicado para as crianças o jogo demonstra ser bastante completo, inspirando-se em jogos de futebol, o género RPG e até mesmo Pokémon. O que nos prende é encontrar os personagens "todas", seja explorando, através dos downloads via internet ou troca com outros jogadores (nunca temos todos  os personagens disponíveis num só jogo). É este um dos motivos que nos leva a querer desenvolver uma equipa com os nossos favoritos, escolher emblema e equipamento, e defrontar outros jogadores, embora que apenas localmente. O gameplay e a sua diversidade num só jogo também nos prende, sendo bastante divertido.


Ele desenvolve-se através de sequências de história e exploração pela cidade de Inazuma, com batalhas aleatórias que coloca a nossa equipa de 4 jogadores contra outra, zonas de treino estilo mini-jogos para desenvolver os atributos das personagens, e partidas de futebol onde as duas equipas completas se defrontam, sendo estas  batalhas que avançam a história. Tudo isto é acompanhado por uma narrativa muito do género de anime, uma boa motivação para aqueles que nem sequer gostam de futebol.


É um jogo bastante interessante, embora não esteja ao nível dos restantes jogos da Level-5. O seu lançamento tardio talvez não tenha conseguido capturar a atenção de todos, mas não deixou de cativar os mais novos, podendo repetir o furor com o lançamento do segundo jogo já no próximo ano. A ausência de multijogador online não ajudou com o replay value, sendo apenas um problema para aqueles que procurem este tipo de sessões.

Latest in Sports