Praça Mii StreetPass


A Praça Mii StreetPass é, provavelmente, o maior jogo da Nintendo 3DS. Dizer isto de uma aplicação gratuita, integrada no software da consola desde o lançamento, pode parecer um exagero... mas não é. Criado com o intuito de demonstrar possíveis utilizações para o modo StreetPass, acabou por tornar-se uma experiência integrada da consola e o principal motivo para a transportar no dia-a-dia, mesmo quando não se tenciona parar para jogar. Isto porque é nesta praça que se encontram os personagens Mii dos jogadores com quem nos cruzamos pelo caminho no dia-a-dia. Mas não é tudo...


O modo StreetPass é uma das principais funcionalidades da Nintendo 3DS. Enquanto a consola estiver ligada, ou em modo de descanso, fica continuamente à procura de outras consolas com as quais possa partilhar informações. É uma forma de comunicação passiva entre jogadores que surgiu inspirada no "Tag Mode" de jogos da Nintendo DS como Nintendogs e Dragon Quest IX mas, no caso da 3DS, não é necessário sequer ter o jogo na consola: basta o jogador activar esta função nos jogos pretendidos. 


Na Praça Mii StreetPass, o jogador tem a possibilidade de escolher um personagem Mii criado no editor da consola e atribuir-lhe um perfil público. Este personagem irá viajar para as praças das consolas que encontre pelo caminho, e o Mii partilhado por cada uma destas irá juntar-se neste jogo. Fica assim guardado na consola um registo das diferentes pessoas por quem esta se cruzou e que jogo elas tinham jogado mais recentemente. Embora isto já tivesse o seu interesse por si só, a Nintendo integrou duas actividades que aumentaram bastante o valor total deste jogo.

Troca-Puzzle

O modo Troca-Puzzle é bastante simples. Utilizando as Play Coins da 3DS (que são adquiridas ao transportar a consola durante o dia), é possível adquirir pequenas peças de vários puzzles relacionados com séries famosas da Nintendo. Ao juntar as peças suficientes para completar um painel, será desbloqueada uma surpresa em 3D relacionada com a imagem que foi revelada. Ao encontrar outros personagens Mii via StreetPass, estes irão oferecer uma peça de puzzle à escolha, o que pode ser extremamente útil para completar os painéis.


O Resgate do Mii

Também conhecido como StreetPass Quest, este jogo é a principal atracção da Praça Mii StreetPass e consiste numa espécie de RPG casual. O Mii do jogador (um rei importantíssimo por aquelas bandas) foi raptado e aprisionado numa torre guardada por temíveis fantasmas. Para salvar o rei Mii, compete ao jogador encontrar aventureiros dispostos a enfrentar estes monstros. É possível convocar um Mii acabado de chegar à praça via StreetPass para esta aventura e também recrutar viajantes com as Play Coins. Neste caso, os viajantes terão a divertida forma de um cruzamento entre Miis e animais com olhos esbugalhados. Formada uma equipa, parte-se para a batalha.

Os combates são realizados por turnos, em que cada aventureiro pode usar a espada ou uma magia contra os fantasmas. No entanto, os aventureiros cansam-se facilmente e fogem assim que um fantasma os tente atacar, pelo que é necessário encontrar a melhor estratégia e decidir a ordem pela qual eles irão atacar. Sempre que os fantasmas de uma sala são derrotados, pode aparecer um tesouro com um chapéu. Este pode ser utilizado depois pelo Mii na praça, para que todos vejam via StreetPass. Ficando sem heróis, é necessário voltar ao recrutamento. Isto faz com que um jogo que duraria apenas uma hora tenha uma longevidade incalculável: não só levará tempo a salvar o rei, a colecção de todos os chapéus implicará repetir o jogo várias vezes ao longo da vida da 3DS. Tudo isto, para andar nas ruas com um chapéu mais raro que os dos outros jogadores.


"Será que vou encontrar personagens hoje? O que estariam a jogar? Será que têm a peça do puzzle que me falta? Será desta que vou derrotar aquele fantasma?"

A Praça Mii StreetPass é um jogo de aventura. Uma aventura feita nas ruas, no dia-a-dia, recheada de encontros inesperados. Alguns terão dificuldade em encontrar outros personagens Mii para a sua praça, outros descobrirão personagens de pessoas que trabalham ou estudam no mesmo local, ou que partilham o mesmo meio de transporte... nunca se sabe quem se irá encontrar. Mas são estes desconhecidos que trazem a sensação de surpresa e inesperado, mesmo com uma partilha de informação bastante restrita para não causar preocupações com problemas de privacidade. É um jogo simples mas quase sem fim, que irá durar tanto quanto a própria consola. Ainda por cima, não só é gratuito como já vem integrado na 3DS. Basta abrir a aplicação, escolher um Mii e partir para a aventura!

Latest in Sports