Nintendo 3DS: as principais novidades da consola

A Nintendo apresentou esta manhã o design final da sua nova consola portátil, a Nintendo 3DS, juntamente com uma série de novidades acerca do seu sistema. Com data de lançamento prevista para o mês de Fevereiro no Japão e para Março na Europa e EUA, a consola irá integrar (além do ecrã 3D) um conjunto de funcionalidades bastante interessantes. Segue-se um pequeno vídeo demonstrativo, bem como uma descrição destas novidades.


StreetPass (Tag Mode)
O StreetPass é a grande nova funcionalidade da consola, e a Nintendo faz questão de o evidenciar no vídeo acima. Este modo permite a comunicação entre consolas quando estão em sleep, de forma idêntica ao que fazem jogos DS como Dragon Quest IX ou Nintendogs. A principal diferença, no entanto, é que o modo StreetPass será integrado na consola, estando disponível a todos os jogos 3DS. Ao encontrar na rua uma outra consola em sleep, a 3DS envia informações de todos os jogos em simultâneo, fazendo "tag" daqueles que ambos possuam e independentemente do cartucho que esteja inserido na consola. Uma luz acenderá na consola para informar que ocorreu alguma actividade e um "Notification Applet" permitirá ver quais os jogos que receberam conteúdos oferecidos por outros jogadores.

SpotPass (Wi-Fi)
De forma semelhante ao modo StreetPass, a Nintendo 3DS irá procurar por hotspots Wi-Fi a que se possa ligar enquanto está em sleep. Esta ligação irá fazer download automático de conteúdos para os jogos, notificações e até software gratuito que esteja disponível. De forma a simplificar a distribuição dos conteúdos, estes serão também enviados para outras consolas 3DS através do modo StreetPass.

Loja Online
Embora não tenha sido revelada a estrutura da loja digital da consola, foram avançados alguns dos conteúdos que esta terá para oferecer. A 3DS terá a sua própria Virtual Console, dedicada às antigas consolas portáteis, onde poderão ser comprados jogos GameBoy e GameBoy Color (relativamente à GBA, nada foi confirmado). Haverá ainda uma outra secção de jogos clássicos, adaptados para o ecrã 3D da consola. Para além do retro gaming, a 3DS terá o seu próprio serviço "3DSWare" e irá suportar também todos os jogos existentes para DSiWare, que podem ser transferidos de uma Nintendo DSi ou DSi XL para a nova consola.

Mii Studio
Os Mii chegaram à 3DS e, tal como na Wii, os jogadores poderão criar na 3DS os seus próprios personagens. Será mesmo possível transferir os já existentes na Wii ou criá-los automaticamente a partir de uma foto, assim como guardar fotos dos Mii no cartão SD. Através do modo StreetPass, os Mii podem ser trocados com outros jogadores conforme o seu criador o deseje fazer. Um Mii trocado via StreetPass irá ainda dizer qual o jogo que estava inserido na consola.

Nintendo 3DS Camera
Tal como a Nintendo DSi, a nova consola irá trazer o seu próprio software para tirar fotos, com a principal vantagem de utilizar as câmaras externas para tirar fotografias 3D. Há ainda novas brincadeiras, como ver o resultado da combinação automática da cara de duas pessoas.

AR Games (Realidade Aumentada)
A Nintendo pretende revolucionar o conceito de realidade aumentada com a 3DS. Graças ao seu ecrã e câmara 3D, consegue combinar uma melhor detecção de profundidade e distância com uma apresentação mais realista de elementos computacionais num ambiente real. Para o demonstrar, será incluído um conjunto de jogos de realidade aumentada, bem como um conjunto de cartões que estes (ou até mesmo jogos futuros) irão utilizar.

Home Menu
A qualquer momento, será possível interromper um jogo com um simples premir do botão "Home". Este irá abrir um menu que permite aceder a uma série de funcionalidades, incluindo um browser da internet, sem que para isso seja necessário abandonar o jogo em questão.

Registo de Actividade
A 3DS guarda o registo de toda a actividade do utilizador, incluindo o tempo passado em cada jogo e até mesmo... o número de passos dado diariamente! Inspirada em software como o "Walk With Me!" e o Pokéwalker (oferecido com Pokémon HeartGold e SoulSilver), e de forma a incentivar a utilização do modo StreetPass, a 3DS regista os passos do jogador e apresenta gráficos estatísticos da actividade.

Extras
Para além de todas estas funcionalidades, ao comprar uma 3DS poderá contar-se também com um cartão SD com 2GB já incluído na consola, assim como cartões para os AR games. Na caixa virá ainda uma dock para a consola, onde será possível deixá-la a carregar durante a noite, sem ser necessário desligá-la (permitindo, eventualmente, receber updates SpotPass durante a noite).

Os Jogos
Não poderiam faltar! Com um catálogo cada vez mais impressionante, eis o vídeo apresentado esta manhã com alguns dos principais jogos em desenvolvimento para a Nintendo 3DS:

Latest in Sports